Blog

Coimbra – o que visitar na cidade dos estudantes? Roteiro completo para um fim-de-semana em grande com a CARFAST!

Blog 

Coimbra – o que visitar na cidade dos estudantes? Roteiro completo para um fim-de-semana em grande com a CARFAST!

Coimbra – o que visitar na cidade dos estudantes? Roteiro completo para um fim-de-semana em grande com a CARFAST!

Há muito que a cidade de Coimbra, também conhecida como cidade universitária por nela ter surgido a primeira universidade portuguesa (e uma das mais antigas universidades da Europa), é associada ao conhecimento e à cultura. O que temos para lhe propor é isso mesmo: um fim de semana nesta cidade que já foi a capital de Portugal!


COMO CHEGAR? 

Alugue uma viatura CARFAST e rume ao Centro de Portugal. Aproveite os feriados de dezembro ou um dos próximos fins de semana! Sugerimos que recolha a viatura na agência da Trofa ou no Aeroporto do Porto e assim terá pela frente cerca de 1h30 de viagem.

Circular na Baixa coimbrã nem sempre é fácil, pelo que, tratando-se de um sábado, sugerimos que estacione a viatura na Rua São Pedro, na Rua Arco da Traição ou na Praça Dom Dinis, junto à Universidade de Coimbra. A partir das 14h00 de sábado, e até às 8h de segunda-feira, o estacionamento é gratuito.



Para que chegue rápida e comodamente ao seu destino, as viaturas CARFAST estão equipadas com sistema de navegação por GPS, bem como com dispositivo de Via Verde
Acerte todos os detalhes com um dos nossos agentes aquando da reserva!




1º DIA

Agora que a viatura se encontra estacionada, e após uma longa viagem, que tal descer a Couraça de Lisboa até uma das esplanadas no Largo da Portagem? Já está a merecer um café e apreciar a bela paisagem onde o rio Mondego é rei! E já que aqui estamos, porque não conhecer o Parque Doutor Manuel Braga? É um dos espaços mais acarinhados de Coimbra e as nossas paragens de cariz cultural começam aqui, onde é possível ver monumentos dedicados a Antero de Quental, Florbela Espanca e Manuel Alegre, entre outros.






Depois desta primeira paragem, percorra a Rua Ferreira Borges, uma das ruas mais tradicionais de Coimbra, onde não falta o comércio local, calçada portuguesa, artistas de rua e edifícios caraterísticos. Que mais pedir?

Faça uma breve paragem para apreciar o Jardim da Manga e ganhe fôlego porque bem vai precisar para subir até à próxima paragem: a Livraria Dr. Kartoon, na Rua Manutenção Militar, uma livraria especializada em banda desenhada há mais de 20 anos e na qual, temos a certeza, passará algum tempo a admirar mangás e BD franco-belga.

É chegada a hora do almoço e, para recarregar baterias, sugerimos-lhe uma ida ao Brunn’s Dinner by Flashback, a 5 minutos da livraria. Não sendo uma comida típica, é uma experiência e tanto! A comida é bem ao estilo americano e a decoração do espaço ainda mais, da Betty Boop ao Elvis Presley!






Já de “bateria” recarregada, que tal visitar o Parque de Santa Cruz, mais conhecido como Jardim da Sereia? Este local, rico em fauna e flora diversificadas, presta também tributo a alguns artistas, como o poeta Camilo Pessanha ou o escultor Cabral Antunes. Aqui, há ainda um mural dedicado aos poetas de Coimbra, quem sobe em direção à Casa Municipal da Cultura de Coimbra (encerrada aos sábados).

E por falar em poetas, subindo até ao Miradouro do Penedo da Saudade, além de encontrar placas evocativas em mármore com excertos de poemas de famosos autores portugueses que estudaram em Coimbra, tem também uma área, designada por "Retiro dos Poetas", com efígies de autores como Eça de Queiroz, António Nobre e João de Deus. Já para não falar da magnífica panorâmica sobre a cidade!




A tarde já vai longa e são horas de começar a pensar no check-in no Sapientia Boutique Hotel, o único hotel instalado em pleno coração da magnífica Alta Universitária, classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade.  Mas antes, que tal atravessar o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, mesmo a caminho do hotel?

O Jardim Botânico está localizado bem no coração da cidade, desde 1772, por iniciativa do Marquês de Pombal. Este é um espaço onde se pretende conservar a natureza e, ao mesmo tempo, disponibilizar ao público uma série de variedades exóticas e portuguesas muito diversificadas. Este é um espaço de tranquilidade e de recantos convidativos.




Depois desta paragem, é chegada a hora de recolher a bagagem deixada no carro e dar entrada no Sapientia. Esta é uma sugestão que não pode mesmo perder: o pôr do sol no terraço do hotel, com vista para o Mondego, e uma bebida a acompanhar! O dia foi cheio e o descanso é merecido!

E por falar em conforto e descanso, o que vem mesmo a calhar é um Bacalhau à Brás na Tasca das Tias Camellas, o restaurante do hotel. O café sugerimos que seja tomado na Rua Quebra Costas, uma rua conhecida por aquilo que o próprio nome indica (dizem até que quem aqui cai vai casar em Coimbra!), mas também por nesta zona existirem vários estabelecimentos onde é possível ‘beber um copo’ e apreciar a baixa coimbrã antes de uma noite descansada no Sapientia Boutique Hotel. Dependendo do que a associação Fado ao Centro tiver agendado para as datas da sua visita, quem sabe não pode ainda usufruir de uma noite cheia de emoção!





2º DIA

Domingo começa cedo com uma visita à Universidade de Coimbra, vizinha do hotel. Não se esqueça de planear a visita antecipadamente e ir com tempo, até porque a Biblioteca Joanina exige alguma calma! Símbolo do Barroco, esta biblioteca é uma das mais ricas bibliotecas europeias e possui mais de 60 mil volumes

Para os amantes das belas-artes, e ainda antes do almoço, não poderíamos deixar de sugerir uma visita ao Museu Nacional Machado de Castro, um museu centenário num edifício milenar!





De seguida, sugerimos o almoço num dos vários restaurantes típicos de Coimbra, localizados nos arredores da Universidade: Zé Manuel dos Ossos, Fangas, Maria Portuguesa, Café Atenas, entre outros. Mas não siga para o novo local sem visitar a Sé Velha e a Sé Nova de Coimbra, são paragem obrigatória!

É chegada a tarde de domingo e, com ela, o momento de voltar à sua viatura CARFAST. Antes de dar o fim de semana como concluído, aproveite a sua tarde em dois locais icónicos da cidade de Coimbra: o Portugal dos Pequenitos e os Jardins na Quinta das Lágrimas. O Portugal dos Pequenitos, um parque temático inaugurado em 1940, e que se divide em várias áreas temáticas, com pequenos edifícios onde os mais novos se sentem grandes: Casas Regionais, Portugal Monumental, Além-Mar, Portugal Insular e Coimbra. Por sua vez, a pouco mais de 500m de distância, os Jardins da Quinta das Lágrimas transborda romantismo, sobretudo através da Fonte dos Amores e da Fonte das Lágrimas. Já conhece a lenda de D. Pedro e D. Inês de Castro?






Depois do reviver de uma história de amor proibido, é chegada a hora de regressar à CARFAST. 

Boa viagem!










Tags:
  • 09 Nov, 2021