Blog

Percorra a Estrada Nacional 103 e conheça o norte de Portugal com a CARFAST

Blog 

Percorra a Estrada Nacional 103 e conheça o norte de Portugal com a CARFAST

Percorra a Estrada Nacional 103 e conheça o norte de Portugal com a CARFAST

São 265km de muitas curvas e contracurvas, mas onde não faltam paisagens naturais que fazem tudo valer a pena. A Estrada Nacional 103 (EN103) liga o litoral minhoto ao interior transmontano que, como quem diz, liga Neiva (Viana do Castelo) a Bragança. Pode não ser a estrada mais conhecida de Portugal, mas tem os seus encantos e a CARFAST pode prová-lo!


Atravessar a EN103 é conhecer quatro serras (Gerês, Larouco, Padrela e Montesinho), cinco áreas protegidas (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural de Montesinho, Parque Nacional da Peneda Gerês, Parque Natural do Litoral Norte) e 11 rios (Douro, Angueira, Sabor, Baceiro, Tuela, Rabaçal, Tâmega, Beça, Rabagão, Cávado, Neiva).


Para percorrê-la de uma ponta a outra ou para “apanhá-la” a meio do caminho, não falta o que fazer, o que comer e o que admirar em plena EN103 ou com pequenos desvios.Reserve já a sua viatura CARFAST e faça-se à estrada!




1. Viana do Castelo

O quilómetro zero da Estrada Nacional 103 fica em Neiva, mas é em Viana do Castelo que queremos começar este roteiro. Viana do Castelo é conhecida sobretudo pelo Santuário de Santa Luzia, um santuário com vista panorâmica sobre a cidade e o Atlântico, mas aqui pode também visitar o Navio Hospital Gil Eannes, o Museu do Traje, o Museu de Artes Decorativas ou o Museu do Chocolate.

Entretanto, faça uma pausa para provar (ou recordar) as bolas de Berlim da Pastelaria Manuel Natário antes de atravessar a Ponte Eiffel e aí sim rumar ao quilómetro 0/265!



Foto: Carlos Araújo @cm-barcelos.pt

2. Barcelos

Entre Neiva e Barcelos não podemos deixar de recomendar uma passagem pela Cascata de Enxate antes de entrar na cidade do galo! Não espere uma grande cascata, mas antes uma oportunidade de respirar um pouco de ar puro antes de visitar o centro de Barcelos (onde o que mais se respira é História!).


Sugerimos que estacione a sua viatura CARFAST no Campo da Feira (exceto se for quinta-feira, dia de mercado municipal!), local central da cidade, e que a partir daí visite o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, o Jardim das Barrocas/Passeio dos Assentos, a Torre Medieval, o Museu da Olaria ou o Paço dos Condes/Museu Arqueológico.




3. Braga

De Barcelos a Braga é um instantinho! Braga tem vários locais icónicos de que certamente já ouviu falar – como o Santuário do Sameiro, o Bom Jesus e a Rampa da Falperra –, mas também se destaca pelo seu centro histórico.

Comece no Arco da Porta Nova, arco que deu origem à expressão “És de Braga?”, mesmo ali ao pé das Tíbias de Braga. Estamos sempre prontos para lhe recomendar uma paragem gastronómica, afinal, o turismo não se faz de barriga vazia! Suba a Rua do Souto e, a partir desta artéria, não deixe de visitar a Sé de Braga, o Jardim de Santa Bárbara, a Igreja do Pópulo e a Praça Conde de Agrolongo, bem como as famosas Avenida da Liberdade e Avenida Central.


Estar no centro de Braga implica beber um café no Café Vianna, no Café AstÓria ou n’A Brasileira antes de partir para a próxima paragem! Afinal, um café dá sempre aquela energia essencial para uma condução mais desperta!



Foto: correiodominho.pt


4. Póvoa de Lanhoso

Este é um concelho para amantes de ruralidade e tranquilidade, mas também para os amantes de aventura! Se é o seu caso, aproveite para fazer umas atividades radicais entre amigos, no Diver Lanhoso. Além de poder pernoitar neste parque de aventura, o Diver Lanhoso tem ainda um restaurante panorâmico. Se levar os mais novos até ao centro da diversão não se esqueça de alugar a cadeirinha para uma viagem feita com a máxima segurança!

Se, por outro lado, prefere atividades menos audazes, é na Póvoa de Lanhoso que fica a Sala de Interpretação da Filigrana. Também neste concelho pode fazer percursos pedestres, como o Trilho dos Moinhos do Pontido.

O carvalho mais antigo da Península Ibérica – o Carvalho de Calvos –, com 23 metros de altura, 40 metros de diâmetro médio da copa e mais de 7 metros de diâmetro médio do tronco, também se encontra na Póvoa de Lanhoso. Tem mais de 500 anos de existência!



Foto: Município de Vieira do Minho

5. Vieira do Minho

Vieira do Minho também é conhecida pelas suas atividades ao ar livre, nomeadamente pelo Parque de Campismo da Cabreira, pela Praia Fluvial do Ermal e pelas Aldeia de Portugal de Espindo e Aldeia de Portugal Histórica de Agra.

Vieira do Minho tem, ainda, o inusitado Santuário de Nossa Senhora da Lapa, paragem obrigatória para os amantes de turismo religioso.

Aqui não faltam locais onde pode encher os pulmões de ar puro, nomeadamente o Miradouro do Talefe, o Baloiço da Serradela e, claro, o Parque Nacional Peneda-Gerês ali ao lado!



Foto: cm-montalegre.pt

6. Montalegre

Montalegre não rima com “comer bem”, mas quase! Montalegre é terra de bom fumeiro, Cozido à Barrosão, Posta Barrosã e Feijoada à Transmontana. Também há quem aprecie o seu cabrito assado no forno, o arroz de pato, o coelho bravo ou o javali.

Mas Montalegre não se define só pela sua gastronomia. Desgaste as calorias ingeridas ao almoço com uma visita ao Castelo de Montalegre e ao Miradouro da Corujeira.



Foto: boticashotel.com

7. Boticas

Rume a Boticas e aproveite para conhecer o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso ou, caso queira fazer um desvio maior, é chegado o momento de conhecer a Aldeia de Vilarinho Seco, o Castro de Carvalhelhos, a Fonte dos Amores e o Boticas Parque.

No Boticas Parque, aliás, não faltam trilhos, caminhas em grupo, arborismo, passeios de kayak, percursos de aventura, entre outros.




8. Chaves

Chaves é outra cidade do norte de Portugal que mistura tradição e gastronomia. Entre na cidade pela Ponte de Trajano (a ponte romana de Chaves) e aproveite para visitar o Castelo de Chaves. Da sua Torre de Menagem terá uma bela vista sobre a cidade e pode já pescar o olho à Pastelaria Maria, onde os pastéis de Chaves estarão à sua espera!

Conheça, ainda, o centro da cidade, nomeadamente a Rua Direita e as suas famosas varandas. Aqui, o comércio é rei! Por outro lado, a História é rainha ali bem perto, no Museu Termas Romanas de Chaves, o maior balneário da Península Ibérica e um dos maiores da Europa e do Império Romano.



Foto: vagamundos.pt

9. Vinhais

Vinhais é paragem obrigatória para os amantes do fumeiro! Conhecida também como “uma terra dos Diabos”, ou não fosse esta vila detentora de uma tradição secular chamada “Os Diabos de Vinhais”, que todas as vésperas de Quarta-feira de Cinzas saem à rua para azucrinar a população!

Além das suas tradições incontornáveis, Vinhais é também vila e concelho de muito património histórico, a começar pela muralha medieval e pelo Castelo de Vinhais.

Vinhais é, ainda, tão forte no que ao fumeiro diz respeito que o seu baloiço panorâmico até se chama... Baloiço Panorâmico da Chouriça! Aqui fica também o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro. Posto isto, acho que não precisamos de dizer o que é que tem MESMO de provar quando de passagem por Vinhais!



Foto: turismo.cm-braganca.pt

10. Bragança

Terminamos a nossa viagem em Bragança. A visita ao centro histórico é obrigatória (e sim, também aqui há um castelo!), mas quem diria que Bragança também é forte em arte de rua? Uma cidade cheia de cor e um street art map para explorar!

Além da arte de rua, acessível todos os dias da semana e sem limite de horários, podem ainda visitar o Museu do Abade de Baçal, o Centro de Fotografia Georges Dussaud e o Museu Ibérico da Máscara e do Traje.

Se a caminho de Espanha, não deixe de visitar a Aldeia de Rio de Onor. Pode visitar nuestros hermanos a bordo de uma viatura CARFAST, basta informar-se sobre como fazê-lo no ato da reserva.



Carregada de História, bonitas paisagens, gastronomia irresistível e até arte de rua, a Estrada Nacional 103 é um tesouro nacional não tão conhecido quanto merecia. Faça parte da mudança seguindo este roteiro que a CARFAST preparou para si!